A saúde do seu sorriso! Dicas de escovação.Entrevista com a Dra. Adriana Rodrigues da Silva

Mayra Jordão 0 Comentários 5 de novembro de 2016

Por Camila Peloso Ferreira.

Adriana Rodrigues da Silva se formou em Odontologia pela Universidade Metropolitana de Santos em 1989 e é especializada em Endodontia desde 1994.

14825753_1324630994237129_585381417_n

SV: A escova elétrica realmente limpa os dentes de forma correta?

Dra. Adriana: Sim, ela possui várias vantagens. A escova elétrica realiza dois movimentos de escovação ao mesmo tempo: seu próprio movimento rotacional e o movimento que a pessoa realiza de vai-e-vem enquanto escova. Também muito importante é o fato de que a ela ensina a não colocar força ao escovar os dentes, porque caso isso aconteça, a escova para de funcionar. Dessa maneira, ela obriga a realizar a escovação de maneira delicada (uma vez que não é a força que limpa e sim a frequência dos movimentos).

SV: Qual a melhor idade para as crianças fazerem a primeira visita ao dentista? Existe alguma pasta dentária própria para crianças e bebês?

Dra. Adriana: A melhor idade é a partir do momento que ela começa a ter dentes. Claro que não há necessidade quando surge o primeiro dentinho. Mas quando a maioria dos dentes de leite estiver erupcionada (quando a boquinha estiver praticamente formada) por volta dos 3-4 anos, é o momento ideal para iniciar as visitas ao dentista. A pasta ideal é aquela que não contém flúor, porque a criança pode engolir e ficar com excesso de flúor no organismo.

SV: Quais suas dicas para a escovação correta dos dentes?

Dra. Adriana: Uma boa escova macia de cabeça pequena para que possa escovar todos os cantinhos por, no mínimo, dois minutos na arcada superior e dois na arcada inferior. E não colocar força, hein!!! A melhor escovação é aquela feita com a escova em uma angulação de 45o com relação ao dente, na altura entre o final do dente e o final da gengiva, fazendo movimentos suaves de vai-e-vem com uma escova de cerdas macias. Importante também não esquecer do uso adequado do fio dental.

Camila Peloso Ferreira tem 22 anos. Cursa o 4º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos.  Adora música e seu hobbie favorito é dançar. Ama viajar.

0 comentários

Deixe um comentário