Foto

Por Priscila Caineli.

Sabe aquela situação em que seu armário está abarrotado de roupas, de maneira que você não consegue nem arrumá-lo, mas quando vai sair de casa percebe que não tem roupa nenhuma que te agrada, e acaba sempre usando as mesmas peças?

Que mesmo com o armário lotado você roda e acaba vestindo as peças curingas, que dão certo com todas as outras peças? Que você sempre usa um determinado casaco quando o tempo esfria, mesmo tendo outros 10 modelos no armário?

Pois é, eu sempre vivo estas situações e acredito que muita gente passa por isso no dia a dia.

Então, ouvi falar de “ armário capsula” através de uma amiga que viu uma matéria na TV. Curiosa, fui procurar sobre o assunto e descobri que a ideia foi idealizada por uma blogueira americana. Ela decidiu escolher 37 peças, incluindo sapatos, e passar três meses do ano.

Nós podemos criar o nosso armário cápsula com a quantidade de peças que se adequa melhor a nossa rotina. Fazer um mix de peças básicas e acrescentar algumas tendências da estação com as quais você se identifique. Claro que nessas peças, não estão incluídas as roupas íntimas, os pijamas, roupas de ginástica e moda festa.

Com certeza esta é uma maneira fácil de compor seus looks pro dia a dia, com um número bem reduzido de peças fica mais fácil visualizar o que você tem, eu por exemplo, tenho uma vida bem corrida e não quero ter que ficar procurando no meio da bagunça, aquela camiseta que eu adoro.

Fui logo testar o modelo de armário e confesso que está sendo difícil, não consegui fechar nas 37 peças de maneira nenhuma, acabei ficando com mais de 100…rsrs…. Mas pude perceber alguns pontos importantes, tenho mais roupa do que realmente preciso para viver, tem várias peças que comprei no impulso e quase não uso ou uso muito pouco.

O armário cápsula acaba sendo um exercício diário de alto conhecimento. Através das roupas passamos um pouco de nossa personalidade.

A ideia é você usar as roupas, não as marcas usarem você,  se sentir bem, linda e incrível com o que você veste é primordial. Mas, não é nada radical, você pode mudar as peças ao longo da temporada e substituir todas ou não, na mudança da estação.

O consumo consciente se torna seu aliado neste novo modelo, quando você tem menos peças, acaba usando-as mais vezes, e dando mais valor à qualidade das peças e pouca importância à quantidade.

Somos bombardeados todos os dias com uma infinidade de tendências que muitas vezes não tem nada a ver com nossa personalidade. Ter um armário cápsula significa usar tudo que se tem, aprender a lidar de uma forma consciente com a moda e com o consumo, e com isso, ter mais tempo para fazer o que se gosta.

Priscila Caineli tem 26 anos é estudante do último período de administração e ama moda desde criança. Acompanha todas as tendências da moda e segue os maiores blogs de moda e beleza. Sempre antenada busca novidades e dicas para compartilhar com todos nós.