20151207_180403[1]

Por Ana Paula Santos.

Esta história, ou melhor, esta experiência foi uma das melhores que já tive na minha vida e vou compartilhar com vocês…

Quando você leu esse título CADERNO DA GRATIDÃO, o que veio a sua mente? A ingratidão das pessoas para com você ou a sua gratidão diante das pessoas ou até mesmo diante da vida? Confesso que quando li esse título em uma revista há aproximadamente 1 ano e 8 meses atrás, na recepção de um consultório médico, na cidade de Divinópolis onde eu estava acompanhando uma amiga, eu logo pensei na ingratidão das pessoas para comigo, mais precisamente a ingratidão do meu ex namorado. Comecei a ler o tal artigo tentando me identificar, pois eu estava no papel de vítima naquele momento, só que a leitura foi mais que um passatempo e me trouxe um ensinamento que mudou a minha maneira de encarar a vida, isso mesmo, esse ensinamento fez de mim uma pessoa melhor.

Era mais ou menos assim: “O tempo está passando depressa demais e só está aumentando o stress do dia a dia. Faça uma lista do que você quer fazer até o final do ano, tenha prioridade e tire o que não é necessário. Reveja o ANO e agradeça SIM. O BOM não necessariamente ajuda, mas o que NÃO É BOM traz lições. Basta prestar atenção. Agradeça todo mês por 5 coisas BOAS que te aconteceram  e no final ficará surpreso ao ver o quanto tem a agradecer.”

Foi o despertar pra vida que eu precisava, comecei a pensar por qual motivo eu estava me colocando no papel de vítima e se realmente era necessário. Pensei por vários dias no assunto e percebi que realmente eu tinha muito mais coisas a agradecer do que a pedir. O que acontece quando você passa por um momento difícil é que você foca tanto em resolver essa situação que acaba enxergando somente o problema e não presta atenção a sua volta. Enquanto você tenta de todas as maneiras resolver o “problema”, coisas lindas e realmente significativas acontecem, pode acreditar em mim. E se você hoje, agora, parasse de pensar nos seus problemas por alguns minutos e observasse como foi seu dia, o que de bom te aconteceu, quais foram as pessoas que te ajudaram de alguma maneira, quem te fez uma gentileza que você não esperava, você ficará surpreso.

 É minha gente, seja grato pelo simples fato de existir e ter mais um dia pela frente. Seja grato a Deus por ter amigos de verdade. A felicidade está nas pequenas coisas e nos pequenos gestos.

Realmente eu tenho muito mais a agradecer do que a pedir. E você ? Pense nisso.

Um forte abraço e até a próxima…

Ana Paula Santos é uma das idealizadoras e coordenadora do projeto Mulheres que Realizam, embaixadora da Escola de Você, corredora de rua, apaixonada em trabalhar com pessoas.Uma mulher cheia de energia e altamente motivada.