Foto

Por Marina Souza Almeida.

Sentir um desconforto abdominal, pode ser consequência de uma alimentação inadequada, que  causa acúmulo de gases no intestino e também prisão de ventre.

Esses problemas podem causar dores agudas na região abdominal. Em nosso intestino encontram-se trilhões de bactérias “benéficas” que auxiliam na digestão dos alimentos, proteção contra doenças e produção de vitaminas.

As bactérias localizadas no intestino grosso processam o que não absorvemos, como fibras e celulose, desencadeando uma reação natural de fermentação, que produz as fezes e os gases.

Para manter a microbiota intestinal íntegra e saudável é necessário uma série de cuidados: incluir na alimentação legumes e verduras, frutas, fibras, probióticos e àgua.

Os probióticos são encontrados em leites fermentados, iogurtes, batata yacon. Leia os rótulos dos iogurtes e leites fermentados, os probióticos devem estar especificados.

Alguns alimentos são vistos como provocadores de gases intestinais, como é o caso do feijão, lentilha, soja, grão de bico, ervilhas etc.

Para que estes alimentos não sejam vistos como vilões  basta deixa-los de molho entre 6 a 8 horas e trocar a água para o cozimento.

Mudanças de hábitos como caminhadas, aumento da ingestão de água e  uma melhor alimentação são ótimas dicas para quem sofre de desconforto abdominal causado pelos gases.

Se após a eliminação de gases a dor não melhorar, procure um médico, pois pode ser alguma alteração mais grave no intestino.

Marina Souza Almeida, pós graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva, nutricionista em Alimentação infantil na Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Atende em Boa Esperança, Ilicínea e Guapé, MG

1 resposta

  1. Gilséa Maria Reis Jordão David

    Gostei muito do texto.Que não tem dores abdominais? Achei as dicas ótimas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.