Foto

Por Eliana Sonja Rotundaro.

Em 2000, 83 mil mulheres exerciam atividades na área de construção civil no Brasil. Já em 2008, esse número subiu para quase 2 milhões, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A presença do salto e do batom nos canteiros de obras tem algumas explicações, como a qualificação educacional, por exemplo. Mas o grande diferencial é que as mulheres são muito mais detalhistas e cuidadosas ao manusear os equipamentos, além de terem mais paciência e precisão em atividades como o acabamento das obras, revestimentos das partes externas e a finalização dos detalhes. Ou seja, a preocupação estética, natural na mulher, ajuda e faz diferença no canteiro de obras.

Entre as mudanças promovidas pela presença feminina no canteiro de obras, estão a economia, a organização e a atenção em relação ao uso de equipamentos de segurança do trabalho, de acordo com Deise Gravina, engenheira civil e idealizadora do Projeto Mão na Massa, no Rio de Janeiro.

A maior presença feminina nos canteiros de obras por todo o Brasil despertou a atenção de uma empresa na área de material de construção de Varginha. “Ao imaginar o que fazer para homenagear as mulheres no seu dia, veio justamente essa questão da mulher dentro de uma obra. Foi daí que idealizamos o Workshop Mulheres que Constroem Casa Auxiliadora. É uma maneira que encontramos de homenagear e, ao mesmo tempo, qualificar as mulheres com um curso sobre acabamento, decoração e ambientação”, explica Flávia Gonçalves Name, responsável pelo Marketing da empresa.

Workshop

O Workshop “Mulheres que constroem Casa Auxiliadora”, que será ministrado pela arquiteta Juliana Castro, irá abordar sobre os diferentes tipos de pisos e revestimentos, a cartela de tintas/cores tendências 2016, e os efeitos das cores na decoração. O Workshop irá acontecer no dia 8 de março, às 19h, na Casa Auxiliadora (Av. Airton Senna da Silva, 100 – Varginha – MG). O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para reservar uma vaga ou obter mais informações, basta ligar para os números 3219-1010 e 3219-1020.

Eliana Sonja Rotundaro é Jornalista com especialização em Marketing, atua há 15 anos na área de comunicação e é Assessora de Imprensa de várias empresas da região Sul Mineira. Casada (e muito bem casada), sem filhos, tia de um adolescente muito lindo (que é muito paparicado), tem a família como o seu esteio.