Habilidades que estão em alta no mercado de trabalho.

Mayra Jordão 0 Comentários 1 de fevereiro de 2017

Por Gisele Meter.

Você já parou para pensar por que algumas pessoas conseguem chegar ao topo de suas carreiras e outras, no entanto, não chegam sequer a subir alguns degraus da vida profissional? Muitos podem ser os fatores para que essa evolução não aconteça e estão também relacionados a eventos externos, dos quais não se têm o controle.

Mas há que se considerar que boa parte dessa estagnação não está relacionada a outras pessoas, e nem a empresa que você trabalha ou até mesmo a profissão que você escolheu. A culpa, se é que podemos dizer assim, está associada à maneira como você se comporta e se posiciona frente às situações.

Hoje, talvez um dos maiores diferenciais de um profissional não esteja somente voltado para sua habilidade técnica, mas também para suas habilidades sociais e inteligência emocional para se adaptar ao meio ao qual está inserido. Basta analisar um pouco que você também chegará a esta conclusão. Fazer tecnicamente o que você faz, muitas pessoas podem fazer, mas ter habilidades para se relacionar, atitude para tomar decisões que beneficiem você e sua equipe, saber se comunicar e ser criativo, são características pessoais difíceis de se copiar, mas possíveis de se desenvolver.

Todo profissional que deseja alcançar sucesso no que faz deve, antes de qualquer coisa, ter para si um plano de carreira que seja claro, realista e bem definido. O segundo passo é buscar identificar quais habilidades serão necessárias desenvolver para se conquistar aquilo que foi planejado. Feito isso, o terceiro passo é buscar livros, cursos e informações para desenvolver tais habilidades. A ajuda de profissionais da área de desenvolvimento pessoal pode ser bem-vinda nesses casos.

O quarto passo para se desenvolver socialmente, e assim alcançar maiores resultados em sua carreira, é analisar sua personalidade. Dentre todas as características que acredita ser importante, qual delas te causam maior desconforto? Talvez falar em público seja algo assustador para sua personalidade introspectiva (mais tímida), mas entender quais são as maneiras de fortalecer essa habilidade pode afastar esse pavor e fazer com que você supere esta barreira.

O quinto passo caracteriza-se por treinar essas habilidades. Não tenha medo de errar, saiba que ninguém nasceu pronto socialmente. Desde o começo fomos aprendendo e treinando até chegar a ser como somos hoje. E se você aprendeu muitas habilidades desde a infância, pode muito bem desenvolver tantas outras agora, depois de adulto. Afinal, nunca se deve parar de aprender.

Às vezes, algumas habilidades são mais fáceis de serem desenvolvidas, outras no entanto, podem exigir um pouco mais de atenção e empenho. Mas saiba que todas elas são possíveis de ser aprimoradas com um pouco de dedicação e esforço.

0 comentários

Deixe um comentário