Sempre acontece de cair algo no tapete, porém não está tudo perdido.

Primeiro retire o máximo possível do líquido que caiu com papel-toalha antes de recorrer a qualquer outra solução. Nunca esfregue o tapete, pois a mancha entranhará mais nas fibras.

1 – Manchas de tinta = Aplique WD-40 no local. Espere 15 minutos antes de limpar com um pano embebido em água quente com detergente ou álcool.

2 – Gordura ou óleo = salpique sal, bicarbonato de sódio ou amido de milho na marca. Deixe agir por algum tempo antes de aspirar a área.

3 – Suco de frutas = passe de leve um pouco de creme de barbear na mancha e, depois, retire com uma esponja molhada.

4 – Café ou chá = use uma esponja com uma solução de água quente e de vinagre branco (em partes iguais) e, em seguida, absorva a mancha com papel-toalha.

5 – Vinho tinto = cuide das manchas de vinho tinto assim que puder. Caso contrário, a mancha se torna púrpura e fica impossível de remover. Coloque vinho branco na mancha, umedeça um pano com água fria e bata de leve na mancha para extrair o vinho. Ou cubra a mancha com bastante sal de cozinha e espere secar antes de aspirar.

6 – Urina = você vai sentir o cheiro, mas pode não conseguir ver a mancha. Ilumine-a com uma luz ultravioleta, que faz as manchas brilharem no escuro. Marque o contorno dela com giz, absorva bastante e trate com detergentes especiais para urina de animais ou com detergente biológico.

7 – Lama = deixe a lama secar por completo e aspire com o acessório de escova. Se restarem marcas, sature a mancha com água gaseificada e absorva com um pano limpo. Repita a operação até a mancha sumir.