Por Fernando Torquato.

O delineador desde as primeiras décadas do último século virou sinônimo de dramaticidade e força no olhar. Não é muito fácil aplicar o delineador, existem várias formas de usar esse efeito, mas eu vou ensinar uma bem simples e que funciona pra vários tipos de olhos.

Um dos pontos mais importantes quando se usa um delineador é exatamente a terminação, o famoso efeito gatinho.

Que angulação ele deve ter?

Uma forma muito simples de identificar é usar um pincel: você vai encostar no canto da narina e no canto dos olhos e esse ângulo é o ângulo que vai favorecer o seu olhar.

No início você talvez precise do pincel para fazer essa marcação, mas depois de um tempo com a prática fica muito mais fácil e essa linha imaginária sempre vai estar ali.

Um dos maiores problemas na aplicação do delineador é que quando muita gente começa com o produto em si e erra, desanima de cara e não tem vontade de continuar. Eu desenvolvi um sistema que você pode usar, para iniciar, um lápis retrátil preto. Esse lápis vai criar como se fosse uma linha guia, se você tiver que corrigir alguma coisa, corrige, com uma haste flexível e demaquilante e depois, com certeza que os ângulos estão acertados, que a espessura do delineador é a desejada, você pode completar com delineador.

Comece sempre pelo canto interno e tente fazer a linha o mais fina possível.

Existem vários tipos de delineador: os líquidos, os em gel e também os no formato caneta. Este formato eu considero o mais prático na hora de aplicar, porque tem o gestual da caneta que é mais conhecido por todo mundo.

Escolha um de ponta bem fina, comece pelo canto interno e vá estendendo a aplicação até o centro dos olhos. Muita gente quando começa a aplicar o delineador, por uma questão mesmo de não muita prática, acaba engrossando demais o delineador bem no centro dos olhos, na curvatura principal. Isso faz com que o olho fique muito arredondado e perca o efeito mais bonito que é justamente “amendoar” os olhos. Então muito cuidado para não engrossar o traço no meio do olho.

A partir da descida dessa curvatura eu inverto o pincel e para garantir que a ponta fique bem fina eu troco o movimento das mãos. Para finalizar eu acerto o desenho por baixo.

Se você quiser realçar o traço aplique um pouquinho de corretivo mais claro que a pele no canto externo dos olhos. E finalize com máscara para cílios.

Pronto, olhos impactantes e sensuais!