O “pote da calma” foi inspirado no método Montessori, que traz a proposta de sempre criar um ambiente de aprendizagem mais criativo e incentivar a autonomia infantil.

O “pote da calma” (calming jar) é utilizado em situações de pequenos conflitos, brigas, estresse, quedas ou choro. O objetivo é que os efeitos do pote chamem a atenção, distraindo a criança que fica concentrada no vidro, nos movimentos, nas cores, no brilho. Desta forma a criança respira e se acalma.  Tudo isso pode ocasionar a possibilidade da criança se expressar e, muitas vezes, explicar os reais motivos da raiva, da tristeza, do choro.

O método, porém, não é milagroso, o efeito pode variar muito de uma criança para outra e é mais comum que gere resultados melhores em crianças de 2 a 5 anos. É importante também adequar o tamanho e o peso do pote.

É possível criar vários potes, com várias cores e modelos diferentes.

Quer experimentar? Então seguem as dicas para montar seu “pote da calma”:

Você vai precisar de:

– 1 pote de vidro ou garrafa com tampa. O pote pode ser também feito em um vasilhame de plástico transparente com tampa.

– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter dependendo do tamanho do pote.

– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina dependendo do tamanho do pote.

– 2 ou 3 gotas de corante alimentar

– Água quente

Dentro do vidro ou vasilhame de plástico, despeje a água quente e a cola glitter. Mexa até que o glitter da cola se desmanche. A quantidade de água depende da capacidade do pote, pois você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro para agitar o conteúdo. Acrescente a purpurina e misture novamente. Adicione as gotas de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.