FotoPor Camila Peloso Ferreira.

Brincar é um direito de toda criança, mas devemos ficar atentas para que pequenas manias não se tornem problemas lá na frente para elas. Por isso, fique de olho se seu filho se senta em “W”.

“Sentar em W” é uma posição em que a criança se senta no chão com as perninhas viradas para trás, formando um “W”. Por ser uma posição que oferece bastante estabilidade e, assim, facilita a brincadeira da criança, ela pode se tornar um hábito e a criança passa a sentar apenas dessa forma, o que pode acarretar prejuízos ortopédicos futuros para ela.

A estabilidade gerada por essa posição, faz com que a criança precise se movimentar menos para pegar objetos ao lado do corpo (com a mão direita, ela pega apenas objetos do lado direito e com a mão esquerda, objetos do lado esquerdo do corpo). Isso resulta em menor limitação para movimentar o quadril, o tronco e fortalecer músculos.

Consequências para a criança que só se senta em “W”

  • Problemas na coluna
  • Atraso no desenvolvimento do equilíbrio
  • Dificuldades de coordenação
  • Prejudica o fortalecimento e alongamento dos músculos
  • Prejuízo às articulações (quadril e joelhos)

Caso veja seu filho ou alguma criança sentada dessa maneira, estimule-a a trocar de posição.

Brincar é saudável e necessário, por isso devemos evitar que a brincadeira se torne algo sério para a vida futura da criança.

Camila Peloso Ferreira tem 20 anos. Cursa o 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos.  Adora música e seu hobbie favorito é dançar. Ama viajar.