Você sabe o que é celulite e porque ela aparece?

Mayra Jordão 0 Comentários 22 de maio de 2016

Por Mariele Aparecida Corrêa.

Vamos entender as causas do aparecimento do fibro edema gelóide, a tão temida Celulite.

A celulite é uma alteração do relevo cutâneo, sendo caracterizado por um aspecto acolchoado. Além de desagradável em nível estético, acarreta problemas álgicos nas zonas acometidas e diminuição das atividades funcionais

É uma alteração do tecido conjuntivo e  gorduroso, caracterizada por nódulos e depressões subcutâneas provocando uma compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos que dificulta a nutrição celular e favorece o acúmulo de toxinas celulares que deveriam ser eliminadas através dos vasos linfáticos.

Os tratamentos podem apresentar eficácia, mas se não estiverem associados aos cuidados com uma alimentação saudável e à prática de exercícios, os resultados não serão tão satisfatórios.

Fatores como idade, genética, hormônios, estresse, fumo, sedentarismo, maus hábitos alimentares, são grandes causadores da celulite.

A celulite não somente acomete questões estéticas, mas também a saúde. Existem 4 estágios:

Grau I: Aparecem apenas quando há compressão do tecido ou contração muscular voluntária, sem alteração na sensibilidade à dor.

Grau II: Depressões são visíveis mesmo sem a compressão. Alteração da sensibilidade

Grau III: Acometimento tecidual observado em qualquer posição. Pele enrugada e flácida, “saco de nozes”. Sensibilidade à dor. Fibras do conjuntivo danificadas.

Grau IV: Neste último estágio da celulite, existe uma completa desordem das células gordurosas e do tecido conectivo, ficando bastante endurecido e doloroso e, a circulação sanguínea já está bastante comprometida.

O Grau IV afeta mais as pessoas que já acumulam complicações de saúde como diabete e obesidade

Se você já detectou o início do problema, inicie uma mudança de hábitos e procure um especialista. O ideal é combater a celulite logo no início.

Mariele Aparecida Corrêa tem 30 anos, é da cidade de Três Pontas/MG, é cabeleireira, esteticista e estudante do curso de Estética e Cosmética do UNIS-MG

0 comentários

Deixe um comentário