Você sente dor na ovulação? Entenda.

Mayra Jordão 0 Comentários 28 de dezembro de 2015

Foto

Por Camila Peloso.

A ovulação é a liberação de um óvulo maduro em um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, ou seja, mais ou menos durante a metade do ciclo. Durante a ovulação, ocorre ruptura do folículo ovariano para que o óvulo seja liberado.

O líquido que estava dentro do folículo pode cair no peritônio (uma membrana que recobre o abdome) e causar irritação e dor. Esta é conhecida como dor de Mittelschmerz ou dor do meio já que ela ocorre no “meio do ciclo”.

A dor do meio é percebida permanentemente por 10 a 20% das mulheres, sendo intensa e em pontada e dura algumas horas na região infero-lateral do abdome. E já que ocorre devido à ovulação, o lado da dor pode variar a cada ciclo dependendo do ovário em que houve a liberação do óvulo. Algumas mulheres também podem apresentar pequenos sangramentos ou presença de manchas na calcinha durante esse período. A dor do meio é uma dor fisiológica, mas que causa enorme desconforto para a mulher.

A “dor do meio” pode ser confundida com a cólica renal ou com apendicite devido à sua localização e intensidade. Por isso, é importante que a mulher conheça as datas de seu ciclo.

A dor da ovulação não tem cura, mas a prevenção de sua ocorrência pode ser feita com anticoncepcionais ou uso de analgésicos durante o período de incômodo. Vale lembrar que a mulher deve procurar o seu médico para que ele decida com a melhor medida a ser tomada, hein!

Camila Peloso Ferreira tem 21 anos. Cursa o 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos.  Adora música e seu hobbie favorito é dançar. Ama viajar.

0 comentários

Deixe um comentário