Você tem dificuldades para ter uma noite de sono tranquila? Pois saiba que não está sozinho. O Brasil ocupa a primeira posição do ranking entre os países ocidentais que menos dormem no planeta. Segundo pesquisa, realizada pela Unifesp e pelo Instituto do Sono, 76% dos brasileiros têm pelo menos uma queixa associada à qualidade do sono.
Dormir mal durante a noite causa dor de cabeça, bocejos indesejados, mau humor e acúmulo de cansaço. Quando isso ocorre com frequência, alguns problemas de saúde podem surgir. Veja abaixo os riscos para corpo e a mente.
Quem dorme pouco tem baixa libido e queda na qualidade nas relações sexuais. Afinal, a testosterona e o estrogênio sofrem alterações e afeta diretamente o desejo.
Quem sofre de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, hiperatividade ou transtorno de déficit de atenção, tende a ter dificuldades para dormir. Com a falta de sono, as chances de agravar os sintomas desses transtornos são maiores, além de facilitar o surgimento de outras psicoses.
Devido ao cansaço, processar as informações, no período da manhã, pode ser mais lento. Segundo especialistas da saúde, a atenção e a velocidade são prejudicadas pela perda da flexibilidade cognitiva. Ou seja, a capacidade de mudar o pensamento com base em novas ações é alterada.
Conforme a Fundação Nacional do Sono, dos EUA, depois de 17 horas sem dormir, um individuo tem dificuldades na atenção referente a quem toma duas taças de vinho. Após 24 horas, o efeito equivale a quatro taças.
Um estudo do Departamento de Neurociência Clinica do Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, detectou que dormir mal aumenta a probabilidade de interpretar, de forma negativa, os estímulos emocionais. Além disso, causa mau humor e irritação com frequência.
A falta de sono causa um desequilíbrio nos hormônios do apetite, pois gera a queda da saciedade e aumenta a substância que provoca a fome. Além disso, intensifica o cortisol no organismo e faz com que o corpo retenha energia, distribuindo como gordura abdominal.
Sabe quando você tenta se lembrar de algo com clareza, mas não consegue? Então, a falta de sono pode causar lapsos de memória e afetar o aprendizado e o raciocínio. Noites de insônia com frequência causa danos em células nervosas e contribui com surgimento de doenças como demência e Alzheimer.
– Faça exercícios físicos regularmente;
– Respeite as horas de sono que seu corpo precisa;
– Aprenda e faça exercícios de respiração;
– Evite o uso do celular e TV duas horas antes de dormir;
– Deixe o ambiente com clima agradável e escuro;
– Caso o sono não venha, saia da cama e só retorne quando estiver disposta a dormir;
– Se possível, acorde sempre no mesmo horário.
Desenvolvido por Sakey Comunicação