Por Saia Vip.

É muito comum nos preocuparmos com fatores externos que possam prejudicar nossa beleza. Estamos atentas à poluição, à alimentação, aos efeitos dos raios solares, sempre pensando nos resultados de tudo isso sobre a nossa pele.

Porém, muitas vezes o que visualizamos na nossa pele, na nossa aparência não é proveniente de nada disso. O que vemos no espelho é o reflexo de nossas emoções.

A psicodermatologia é uma ciência que explica a  relação entre a mente e a pele, e estuda causas psicológicas para algumas doenças dermatológicas. Uma das conclusões da psicodermatologia, por exemplo, é que a tensão contínua pode levar a dermatite atópica, psoríase e acne.

Um ótimo exemplo é a produção de oxitocina, quando estamos nos relacionando bem com outra pessoa, o corpo libera o conhecido “hormônio do amor”, que tem efeitos positivos na beleza da pele. Além disso, a oxitocina regula nossos níveis de cortisol, um hormônio associado ao estresse que pode afetar negativamente a pele.

Por outro lado “estar triste” também transparece na nossa aparência, pois a tristeza faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que provoca uma pele mais pálida e sem vida.

Quando estamos ansiosos, preocupados ou com medo, o corpo aumenta a produção de cortisol. A liberação desse hormônio provoca a inflamação das células cutâneas, aumentando o aparecimento de acne e espinhas. O aumento do cortisol também diminui a produção do ácido hialurônico e do colágeno, o que resultará numa pele menos viçosa, mais enrugada e seca. Além disso a ansiedade afeta o sistema imunológico deixando-nos mais suscetíveis a doenças.