Por Máyra Jordão David.
O veludo sempre foi utilizado como sinônimo de sofisticação. No século XIX era confeccionado apenas com seda, por isso era um produto muito caro e consumido apenas por nobres. Com o passar do tempo sua matéria prima foi sendo substituída por fibras de algodão e assim foi se tornando mais acessível ao restante da população.
O veludo com efeito molhado já foi moda nos anos 70, depois nos anos 90 e agora, depois de ficar um pouquinho esquecido no fundo do armário, é novamente, o “queridinho” dos estilistas. Repaginado, moderno e com um toque de sofisticação, a aposta da estação é na criação de peças leves e com movimento.
A modelagem das peças está mais justinha, com cores inusitadas, como o verde, o mostarda, o vinho e o blush clarinho (rosa queimado suave).
Propõe-se também uma combinação ousada das peças de veludo com peças de renda fina.
O veludo devoré é uma opção para mulheres arrojadas e com estilo mais despojado.
Nas passarelas das últimas semanas de moda, o que se viu foram marcas famosas apostando em estilos diferentes: A Animale aproveitou do movimento do tecido. Lilly Sarti apostou nos acessórios, cintos e sapatos. A Ellus explorou um estilo mais esportivo, provando que o tecido nobre é bastante versátil, dentre várias outras.
Se você gosta de moda e quer criar seu próprio look acompanhando as tendências outono/inverno, aí vão algumas dicas:
Desenvolvido por Sakey Comunicação