Que tal levar a vida de forma mais leve?

Essa é nossa dica de livro da semana: A arte de ser leve da autora Leila Ferreira.

Tem gente que anda com um enorme bacalhau nas costas. A imagem é usada pela jornalista Leila Ferreira pra descrever aqueles que não conseguem se livrar da carga do mau humor e vão estragando o dia de quem tem o azar de topar-lhes o caminho.

A autora de “A arte de ser leve” se inspirou no rótulo de um tônico, a Emulsão de Scott, que continha o intragável óleo de fígado de bacalhau, e trazia estampado um marinheiro arcado sob o peso do peixe às suas costas.

O livro visa ser um antídoto contra os “bacalhaus” que muitas vezes as pessoas arrastam pela vida afora. A autora não pretende ser a “dona da verdade”, usar de didatismo em receitas fáceis e tampouco quer apresentar complicações acadêmicas. As histórias e impressões vão sendo aos poucos tiradas do cotidiano, da memória, das entrevistas acumuladas em sua carreira com pessoas importantes e dos bate-papos com anônimos. Dessa maneira, costurando informações científicas, divagando, conversando, a autora propõe uma pequena revolução num mundo abarrotado de emails e telefones celulares, de pouca cortesia e muitas dietas, cheio de ambição e consumismo transformar os gestos do cotidiano, aqueles que prendem e sobrecarregam as pessoas sem sequer dar a elas a chance de percebê-los.