Por Camila Peloso Ferreira.
Mau hálito e dores de cabeça nem sempre são sinais de doença. Muitas vezes, indicam que você está simplesmente desidratada.
A maioria das pessoas com queixa de mau hálito (ou halitose) esquece de tomar água durante o dia ou bebe em quantidade menor do que a necessária. Além disso, com a vida moderna em ritmo acelerado, substituem a água por refrigerantes e bebidas artificiais. Isso causa diminuição da quantidade de saliva e consequente aumento de sua viscosidade. E como a boca não fica umedecida, a velocidade salivar diminui e ocorre a formação de placas bacterianas que geram o mau hálito.
A desidratação também altera o volume de sangue nos vasos sanguíneos, deixando-o com aspecto mais grosso e impedindo que o corpo execute suas atividades normais, o que pode levar às dores de cabeça (cefaleia). E mesmo com o mecanismo ainda um pouco obscuro e que, segundo pesquisas recentes, ainda necessita de estudos mais abrangentes, a relação entre a baixa ingestão de água e cefaleia existe.
Por isso, mantenha-se sempre hidratada!
Camila Peloso Ferreira tem 20 anos. Cursa o 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos. Adora música e seu hobbie favorito é dançar. Ama viajar.
Desenvolvido por Sakey Comunicação