Muito tempo antes do Cristianismo, o Ovo já era um símbolo que representava a fertilidade e o renascimento da vida. A troca de ovos acontecia muitos séculos antes do nascimento de Jesus, no dia 21 de março, no equinócio da primavera. Era uma tradição que celebrava a mudança de estações, o final do inverno e início da primavera no hemisfério norte. Muitas vezes os ovos eram enterrados pelos agricultores para garantir uma boa colheita.

kak_pokrasit_yajca

A comemoração da Páscoa Cristã tem sua origem na festa judaica do Pessach – que significa “passagem” em hebraico, uma referência à saída dos judeus do Egito e sua libertação da escravidão, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés.

O símbolo do Ovo foi absorvido pelos cristãos para representar a ressurreição de Jesus, a renovação da vida. Inicialmente eram pintados ovos ocos de galinha com cores bem alegres, pois a data era festiva e necessitava comemoração.

Os ovos decorados são um costume praticado há muito tempo no oriente, muitas vezes, considerados até obras de arte. Na Alemanha, os ovos são pintados de verde, na Rússia e na Grécia a tradição pede ovos pintados de vermelho.

Ser analisarmos a história da humanidade, nobres e Reis ofereciam ovos banhados em ouro, confeccionavam ovos artificiais feitos em madeira, metal e porcelana, e receber um ovo presenteado nesta data significava muito prestígio.

Os ovos de chocolate vieram da França! Os “Pâtissiers” recheavam os ovos de galinha vazios com chocolate e depois decoravam por fora. Pela tradição estes ovos eram escondidos pelos pais para que as crianças os encontrassem.

A partir do Século XIX, os ovos passam a ser confeccionados inteiramente de chocolate, mais ou menos como nós consumimos hoje.

 tradicao-dos-ovos-de-chocolate-227881