Por Máyra Jordão David.
Filme baseado em fatos reais dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks. O filme transcorre no ano de 1957 e conta a história de James Donovan, um advogado do Brooklyn enviado pela CIA em plena Guerra Fria para uma missão quase impossível. James tem em suas mãos a defesa de um espião soviético capturado pelos EUA, o advogado acredita que é direito de todo cidadão uma defesa justa, por isso, passa a ser hostilizado pela população americana que acredita que o prisioneiro deve ser executado, tanto James quanto sua família passam a sofrer riscos de vida. Quando um espião americano é também capturado pelos inimigos soviéticos, James Donovan é enviado a Berlim com a missão de negociar a troca dos prisioneiros.
O filme proporciona aos menos informados as principais características do embate entre EUA e URSS, tudo de forma simples e clara. A trama apresenta a ironia do alto escalão dos respectivos países que ao mesmo tempo que desejam seus soldados repatriados também os desprezam por terem falhado em suas missões e acreditam que eles entregaram informações importantes aos inimigos.
Existe um belo trabalho em tentar equilibrar os dois lados da guerra. O herói do filme é um defensor dos direitos humanos e da superação de preconceitos. Apesar de ser um filme de guerra, não é um filme de ação e sim de diálogos inteligentes e interessantes. O suspense também está presente na trama.
Visualmente o filme é fantástico, delicado, minucioso. Estréia em 26 de novembro.
Máyra Jordão David Silva é publicitária, professora universitária, empresária, dona de casa, mãe, esposa.... adora cinema, viagens, um bom bate papo com as amigas e uma boa leitura.
Desenvolvido por Sakey Comunicação