Por Margarida Halacoc.

Já ouviu essa expressão de alguém? Pois bem, em algum momento da nossa vida, todos nós já sentimos ou vamos sentir essa sensação: a de estar diante de um anjo. Alguém que não sabemos porque, de repente vem em nosso auxílio, estende a mão, nos acolhe, nos dá a força que precisamos para seguir adiante. São as pessoas iluminadas que traduzem para nós o verdadeiro amor de Deus e materializam a presença de um anjo de verdade.

Você já se sentiu assim? Já se sentiu acolhido por anjos? Da terra ou do céu? Acredita que eles existem?

Então, neste dia 29 celebramos os três anjos mais populares dos devotos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel. De acordo com a tradição da fé cristã, eles são protetores e intercessores que estão sempre ao nosso lado, quando requisitados por nós. A própria palavra “Anjo”, significa mensageiro, aquele que chega trazendo auxílio. Os três nomes dos arcanjos terminam com a palavra hebraica “El”, que significa “Deus”.

SÃO MIGUEL

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, até a segunda vinda do Senhor.

 SÃO GABRIEL

O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

SÃO RAFAEL

Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).

Como dizia Santo Agostinho, Deus é mais íntimo a cada um de nós do que nós mesmos. Nesse sentido, os anjos falam a nós do que constitui o nosso verdadeiro ser, do que, em nossa vida, com muita frequência, está escondido em nosso mundo interior. Eles nos chamam a nos reentrarmos em nós mesmos, tocando-nos da parte de Deus. Somos todos chamados a nos tornar anjos, mensageiros de Deus, que ajudam as pessoas a encontrar a sua verdadeira natureza.