Foto

Por Eliana Sonja Rotundaro.

Empoderamento. Nos últimos tempos, essa palavra tomou conta da vida cotidiana. Mas o que significa, afinal? Empoderamento nada mais é do que uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões e de consciência dos direitos sociais. O empoderamento possibilita a emancipação individual e também a consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política.

E o empoderamento feminino? A atriz britânica Emma Watson descreve o empoderamento feminino de maneira objetiva. “Para registro, feminismo, por definição, é a crença de que homens e mulheres devem ter oportunidades e direitos iguais. É a teoria da igualdade política, econômica e social entre os sexos”, disse a atriz em discurso na ONU sobre igualdade. Empoderamento feminino é um desafio às relações patriarcais, ao poder dominante do homem e a manutenção dos seus privilégios de gênero.  É uma mudança na dominação tradicional dos homens sobre as mulheres, garantindo-lhes a autonomia no que se refere ao controle dos seus corpos, da sua sexualidade, do seu direito de ir e vir.

O assunto, polêmico e tão urgente na sociedade contemporânea, é tema da última edição de 2015 do Projeto Entre Elas, organizado pela Câmara da Mulher Empreendedora de Varginha (CMEV) e Associação Comercial de Varginha (ACIV). Para falar sobre o assunto, foi convidada a coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Novo Hamburgo-RS, Viviane Luckmann. Formada em Administração, é escritora, palestrante e idealizadora do projeto Empoderadas. Em sua palestra em Varginha, Luckmann vai apontar os caminhos para o empoderamento feminino.

vivi

A palestra, gratuita, será realizada no dia 7 de dezembro, às 19h, no Podium Hotel (Alameda Miguel Paschoal, 120, Jardim Vale dos Ipês, em Varginha). Informações e inscrições pelo e-mail entheos@uai.com.br ou pelos telefones (35) 98857-2622 / (35) 98857-2623.

Eliana Sonja Rotundaro é Jornalista com especialização em Marketing, atua há 15 anos na área de comunicação e é Assessora de Imprensa de várias empresas da região Sul Mineira. Casada (e muito bem casada), sem filhos, tia de um adolescente muito lindo (que é muito paparicado), tem a família como o seu esteio.