A cistite é causada por bactérias que entram no nosso trato urinário. Além das contaminações que podem acontecer normalmente durante o sexo, existem mulheres que tem mais predisposição a ter mais episódios de cistite do que as outras.
Isso acontece porque as bactérias que entram pela uretra da mulher se ligam a estruturas dentro da própria uretra chamadas receptores. Quanto mais receptores a mulher tiver, mais lugar a bactéria vai ter para se ligar. E tem mulheres que tem muito mais receptores que as outras.
Sintomas:
O que fazer para evitar?
E para quem tem muita recorrência?
Lembre-se que essas são medidas que ajudam a evitar a cistite e devem ser tomadas como hábito, antes de qualquer sintoma. Se você já estiver em crise, procure pelo seu médico que irá te avaliar e receitar medicamentos que, além de trazer alívio, irão eliminar as bactérias do seu trato urinário evitando futuras complicações como por exemplo, infecção dos rins.
Carolina Bueno Gomes tem 33 anos. Cursa o 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos. É formada em biologia pela UNISANTOS. Trabalhou no laboratório de reprodução humana assistida no Centro de Referência da Saúde da Mulher. E ainda não saiu da fase dos porquês. Mãe de uma linda garotinha de 5 anos.
Desenvolvido por Sakey Comunicação