Por Edna Custódio.
Olá amigos, Paz e bem!
Um dia desses estava eu observando e ouvindo minha mãe e minha tia conversando – 80 e 90 anos respectivamente. E era nítida a satisfação, alegria, harmonia e serenidade da prosa – estava estampado no rosto, no olhar, no riso e na postura delas. Falavam dos tempos em que eram adolescentes… (adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta, ou seja, fase em que as referencias de caráter e conduta, bem como princípios e valores influenciam na formação e desenvolvimento da pessoa e do profissional de amanhã).
Ainda existe adolescência hoje em dia? O tempo está passando tão rápido e as mudanças, neste mundo informatizado acontecem com tanta rapidez que percebo que as pessoas estão pulando etapas preciosas da vida.
Mas, voltando a conversa: elas recordavam dos domingos em que toda a família caminhava para a Igreja, para todos juntos, participarem da missa ou do culto e, após as celebrações, se reuniam na praça para partilhar a vida da semana: os homens falavam sobre negócios, pescaria, futebol, notícias, lavoura e comercio… as mulheres trocavam receitas de todos os tipos, para a saúde, educação dos filhos, artesanato, culinária… os jovens caminhavam calmamente, trocavam olhares, sorrisos e falavam sobre trabalho, estudos e sonhos enquanto as crianças, livres e sem medos, se divertiam correndo e brincando nos jardins. Após algum tempo todos se cumprimentavam, desejavam boa semana, se abraçavam e caminhavam tranquilos e felizes devolta pra casa ou então terminariam o dia na casa de amigos e construiriam mais histórias que confortam o coração.
Agradeço por esse momento de recordação e belo exemplo de convivência humana saudável.
E hoje… seria pedir muito que redescobríssemos valores “daquele tempo”, e praticássemos “novas atitudes” como um olhar compreensivo, um sorriso sincero, um aperto de mão, um abraço amigo… e vivenciássemos “novos estilos” como honestidade, justiça, solidariedade e amor?
Vamos refletir?
Edna Aparecida Duarte Custódio – psicopedagoga com especialização em gestão de pessoas e de projetos. Professora universitária, consultora organizacional nas áreas de recursos humanos e planejamento estratégico. Filha, irmã, tia “coruja”, mãe “de coração” e amiga.
Desenvolvido por Sakey Comunicação