O que é uma menstruação normal?
Considera-se menstruação normal quando o fluxo menstrual tem como duração de até 8 dias e o ciclo que varia entre 24 e 38 dias. Qualquer sangramento que não tenha essas características é considerado anormal. Quanto ao volume de menstruação, que já foi considerado normal entre 5 e 80 ml, hoje respeita-se a queixa da mulher, isto é, sempre que ela perceber aumento no volume que atrapalhe sua vida, deve ser valorizado e as causas investigadas. Hoje existem aplicativos que permitem anotar a menstruação. Eles podem ser utilizados e os dados mostrados ao seu médico para permitir uma avaliação melhor do seu ciclo menstrual.
Como posso fazer para explicar de forma correta como está a minha menstruação?
Para avaliar corretamente como está a menstruação você pode fazer o que chamamos de calendário menstrual, ou seja, anotar todos os dias de sua menstruação e como foi seu fluxo neste dia. Converse com seu médico sobre o impacto da menstruação no seu dia a dia.
Quais são as causas de sangramento uterino anormal ou aumentado?
Na adolescência, nos primeiros dois anos após a primeira menstruação, a irregularidade menstrual pode ser consequência da imaturidade das glândulas que controlam a secreção dos hormônios. É preciso lembrar que o sangramento anormal pode ainda ser uma consequência de problemas de coagulação do sangue, infecções, outras doenças que você possa ter, ou mesmo estar associado a uma gestação. Converse com seu médico. Ele vai investigar se há alguma coisa e se algum tratamento é necessário.
Desde minha primeira menstruação, fico meses sem menstruar e depois menstruo em grande quantidade. Falaram que pode ser ovário policístico, preciso me preocupar?
A síndrome dos ovários policísticos é uma anormalidade comum, que pode ser associada com irregularidades da menstruação e com sangramento às vezes aumentado. Como a irregularidade menstrual é comum nos primeiros anos após o início da menstruação, o diagnóstico da síndrome é mais difícil nessa fase, necessitando acompanhamento de longo prazo da adolescente e reavaliações de tempos em tempos para concluir o diagnóstico. Caso se confirme o diagnóstico existem diversos tratamentos para o controle dessa condição, bem como para controlar a quantidade da menstruação.
Tenho 45 anos e minhas menstruações estão durando 15 dias, é menopausa?
As mulheres com mais de 40 anos e até a menopausa, comumente apresentam irregularidades no padrão dos ciclos menstruais, decorrentes de flutuações na função das glândulas que secretam os hormônios que controlam o ciclo, mas também podem ter alterações na menstruação devido a doenças como miomas, pólipos e até neoplasias do útero. Assim, é necessário que apresente a queixa a seu médico para que ele possa estabelecer qual a causa.
Entrei na menopausa com 50 anos e parei de menstruar. Hoje tenho 60 anos e voltei a sangrar. Devo me preocupar?
Sim, se ocorrer sangramentos após a menopausa é importante consultar um médico para investigar o motivo. A causa mais frequente é a chamada atrofia endometrial, onde a camada de dentro do útero fica muito fina e por isso pode sangrar, mas pode ser devido a doenças do útero como pólipos e câncer.
Como posso identificar se tenho problemas com minha menstruação?
Existem algumas perguntas que podem te ajudar nesta identificação. Se você responder SIM para algumas das perguntas abaixo, é provável que tenha sangramento anormal e que deve procurar seu médico.
O que posso fazer para diminuir minha menstruação?
Primeiramente é importante procurar um médico para avaliar o porquê de sua menstruação excessiva. De acordo com a causa de seu fluxo intenso será indicado o melhor tratamento.
O tratamento com métodos que podem cessar minha menstruação é indicado? Faz mal não menstruar mais?
Existem algumas queixas e sintomas que podem ser melhorados com o uso de um método que faça sua menstruação cessar, como por exemplo a presença de cólicas muito fortes que atrapalhem as atividades de rotina, sangramento em grande quantidade que cause anemia e seja de difícil controle, alguns tipos de dor de cabeça que ocorrem antes da menstruação, endometriose.
Informações: febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Desenvolvido por Sakey Comunicação