Foto

Por Amanda Ribeiro.

Pois bem, é isso mesmo, emagrecer é uma difícil tarefa para muitas pessoas, não porque não sabem o que fazer, como fazer ou a quem procurar, mas sim, pela dificuldade de se adequarem, sair da zona de conforto, lutar contra pensamentos e hábitos disfuncionais.

Em outros casos, as pessoas buscam nutricionistas, educadores físicos, mas nunca conseguem alcançar o resultado desejado, o comportamento de autossabotagem precisa ser trabalhado em conjunto à reeducação alimentar e a prática de atividade física.

Listei abaixo os erros mais comuns que impedem de alcançar o objetivo desejado, EMAGRECER:

1 – Não ter objetivos bem definidos: você sabe aonde quer chegar? Você sabe o quanto emocionalmente, alcançar o seu objetivo, vai te transformar? Você deseja vestir aquela roupa? Você tem problemas de autoestima devido ao seu peso? Repensar esses aspectos te faz perceber que os objetivos de emagrecimento vão além de só olhar para a balança e ver um valor menor.

Por que temos que ter objetivos bem definidos? Pois bem, na primeira semana você irá se sentir muito motivado, na segunda semana você estará a todo vapor, na terceira e na quarta você terá um sentimento de superação, mas na quinta semana você se sentirá um pouco desmotivado. Os pensamentos vêm com tudo e alguns deslizes podem acontecer, principalmente o pensamento de “se eu comer só esse pedaço não vai fazer mal”. Isso acontece porque nosso cérebro se sente motivado com novidades, na medida em que ele se acostuma com uma situação ele perde o interesse. Logo ter objetivos bem definidos e escritos em algum lugar que possamos ler sempre, nos faz ficar motivados pelo objetivo e não pela novidade. Sempre se lembre: a novidade não dura para sempre, os objetivos duram até serem alcançados.

2- Mudar de hábitos somente de segunda a sexta (até às 17h):

Ahhh, esse comportamento!! Se ele não for vencido pode esquecer, pode parar de tentar, eu te digo não vai adiantar! O final de semana para muitas pessoas é a armadilha para ganhar tudo aquilo que emagreceu durante a semana. A dica é, se você quer emagrecer para poder curtir o final de semana, então ok, continue fazendo o que você está fazendo, agora se você gostaria de emagrecer e se manter magro, é necessário se manter na reeducação alimentar na sexta, sábado e domingo. Então você deve estar pensando: “mas não vou poder sair com os amigos?”,“não vou poder receber visitas?”, “não vou poder almoçar fora no domingo?”. Sempre que estiver em casa, nesses dias, se alimente normalmente, conforme a nutricionista te indicou, surgiu uma saída com os amigos, ou algum programa que haverá alimentos não programados? Então, antes de sair de casa repense a quantidade que você pode comer, se você souber quais comidas serão servidas, repense o que daquele cardápio seria o mais indicado para você consumir, e sempre que estiver fora de casa tente consumir somente 25% de uma refeição completa, normal para você.

3 –  Se alimentar com muitas distrações: o cérebro é um órgão múltiplo capaz de realizar muitas funções. Mas se engana aquele que pensa que o cérebro executa muitas tarefas ao mesmo tempo com 100 % de excelência. Quando executamos muitas tarefas ao mesmo tempo nossa atenção deixa de estar no estado de atenção concentrada e passa para o estado de atenção oscilante, ou seja, a nossa atenção oscila de atividade em atividade e isso faz com que executemos algumas tarefas de maneira automática. Imagine a seguinte situação: você está almoçando e recebe uma mensagem de celular do seu chefe lhe questionando ou pedindo informações importantes, mas, você não pode parar de comer, pois está com pouco tempo. Nesse caso o seu cérebro irá julgar que a mensagem do seu chefe merece mais atenção e irá concentrar para respondê-la. O que você acredita que vai acontecer? Sim, você não vai se concentrar na alimentação, vai comer rápido e não terá a sensação de saciedade. Resultado disso, a probabilidade de você repetir o almoço aumenta muito, ou de querer comer algo logo após o almoço. Comer devagar e prestando atenção no alimento, saboreando cada porção colocada na boca, faz com que você tome consciência do quanto está comendo e possibilita a sensação de saciedade. A sensação de saciedade demora 20 minutos para acontecer, pois é quando o estômago avisa o cérebro que está saciado e que pode parar de comer.

4 – Resolver problemas e tentar se livrar de sentimentos desconfortáveis com alimentação: pessoas que buscam resolver seus problemas comendo geralmente possuem poucas estratégias de resolução de problemas, se sentem desconfortáveis ou tem medo de parecer ridículas ao falar de seus sentimentos.  O que se deve desenvolver é a capacidade de ser assertivo, que é conseguir falar daquilo que incomoda, transmitir a mensagem de maneira clara, educada e sem agredir. Quanto mais se procrastina um problema mais a angústia aumenta e com isso cresce a probabilidade de buscar consolo e refúgio na comida. Em contrapartida, pessoas que conseguem resolver seus problemas e falar de seus sentimentos, tendem a concentrar sua energia e sua atenção na resolução do mesmo, e isso tira o foco da alimentação.

5 – Ser injusto consigo mesmo: quantas vezes você já se pegou pensando como o mundo é injusto, pois sua amiga come de tudo e não engorda, já você curte uma foto de comida no facebook e ganha alguns “quilinhos”! Pois bem, gostaria de te dizer que no jogo de emagrecer e ganhar peso geralmente o mais injusto é você mesmo. Como assim??? É isso mesmo… Você conhece seu corpo, seus limites, sabe o quanto pode comer e sabe que se passar do limite vai pagar a conta, e mesmo assim desconta tristeza, raiva, angústia e medos nos alimentos. E ainda, quando chega a sexta feira, resolve pedir uma pizza porque “ah só uma pizza não vai fazer mal!!”. Mas, é de injustiça em injustiça que você vai ganhando, ganhando e ganhando. Não estou aqui para culpar ninguém, só gostaria que você fizesse uma reflexão: quantas vezes você foi injusto com você mesmo? Quantas vezes você sentiu raiva de alguém ou de alguma situação e descontou em você mesmo comendo mais do que deveria? Ou comendo algo muito calórico? Vamos repensar juntos: vale a pena descontar em você mesmo as dores e angústias do dia a dia? Todos os seres humanos possuem algum tipo de problema, todos os seres humanos sofrem com alguma injustiça, você não é o primeiro e nem será o último a ter esse sentimento. O que difere as pessoas é como elas lidam com seus problemas, alguns buscam se martirizar, outros preferem se culpar, outros se vitimizam, e tem alguns que resolvem. Com qual dessas pessoas você se identifica?

Para finalizarmos peço que a partir desse texto você faça uma reflexão, repense seus objetivos, suas prioridades, seus problemas e sentimentos, repense se você está disposto a tomar as rédeas da situação, custe o que custar e seguir em busca do seu objetivo.

Busque profissionais de sua confiança, esteja aberto às mudanças e sempre se lembre: Esse cálculo é justo, não se engane, não se sabote. Caso contrário, você não vai conseguir emagrecer!

Amanda Ribeiro é Psicóloga Clínica e Terapeuta Cognitivo-Comportamental.