Por Matheus Jordão.
Olá mulherada VIP, hoje falaremos de como mudar a “cara” de um cômodo de maneira mais fácil, simples e possivelmente barata. Estou falando de papeis de parede, muito esquecidos hoje em dia devido à falta de informação. Por esse motivo daremos dicas de como utilizá-los. Sem mais delongas vamos ao que nos interessa.
- Aplicação: Sua aplicação é muito simples e rápida e não necessita da ajuda de profissionais, basta ter habilidade manual, paciência e disposição. Os materiais utilizados são: cola para papel de parede, espátula de silicone, pincel de cerdas largas, estilete e um pano para a limpeza. A fixação do papel não provoca respingos e nem há a presença de odores.
- Locais de uso: Os espaços ideais para aplicar o papel de parede resumem-se em quartos, salas de estar e jantar, escritórios e até em lavabos (cômodos com apenas a pia e o vaso sanitário). Porém, em locais que ficam em contato com o tempo ou com a umidade, por exemplo, jardins, banheiros e cozinhas deve-se tomar cuidado, pois há o risco de danificar o produto.
- Como usar: Em um cômodo é possível aplicar o papel em uma ou em todas as paredes. Este fator dependerá do gosto do usuário que poderá criar uniformidade ou apenas destacar uma região especial do ambiente. Caso optem por usar o papel em todas as superfícies, fiquem atentas com a cor ou estampa, pois elas podem sobrecarregar o visual do lugar. Neste caso é ideal escolher padrões mais discretos.
- Móveis: Se o espaço que foi escolhido possuir móveis e outros acessórios bem coloridos, tente utilizar um revestimento de parede mais neutro, pois assim ele não entrará em conflito com as cores já presentes. Ao compor os ambientes o equilíbrio é essencial e é com essa proposta que muitos arquitetos e decoradores utilizam do Feng Shui nos papeis de parede.
- Dormitórios: Em quartos, utilize a parede posterior à cama, pois ali o papel ajudará a criar uma moldura para a cabeceira. Além disso, ele fica fora do campo de visão das pessoas que utilizarão o dormitório diminuindo as chances de enjoarem das estampas.
- A escolha: As estampas ajudam a criar diversos ambientes e sensações em um cômodo, por exemplo, uma estampa mais geométrica pode gerar ambientes modernos e ousados. Já uma estampa com bolinhas, garante um clima de descontração, uma opção floral nos leva ao romantismo e a delicadeza e se combinada com móveis rústicos nos levará para épocas passadas. Analise também as cores, acredita-se que elas podem afetar as energias do ambiente e também interferir no comportamento das pessoas.
- Texturas: Outra forma de trabalhar com o papel de parede, é usando e abusando de sua texturização. Há diversos relevos que nos lembram dos materiais comuns de nosso dia a dia, como os tecidos, a madeira, a palha e até mesmo o metal. E o melhor de tudo é que os preços são muito acessíveis.
Matheus Jordão David Silva tem 20 anos, cursa o 2° ano de Arquitetura e Urbanismo na UNISANTA em Santos (SP). Talentoso, gosta de desenhar, gosta de comer (experimentar coisas diferentes) e sair com os amigos. É sempre bem humorado e uma ótima companhia.