A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Muitas mulheres, por exemplo, recorrem a livros de autoajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
No livro The World Book of Happiness, o escritor belga Leo Bormans coletou as descobertas dos maiores especialistas do mundo sobre a psicologia da felicidade. Na publicação, estão compiladas dicas de 100 especialistas de 50 países. O livro ainda não está disponível em língua portuguesa. Enquanto isso, confira algumas dicas publicada pelo jornal inglês Daily Mail.
1 – Aceitar o que se tem: Como o Dr. José de Jesus Garcia Vega, da Universidade de Monterrey, no México, confirma, deve-se aceitar as coisas como elas são. Pesquisas mostram que pessoas felizes têm níveis modestos de expectativas e aspirações – elas querem o que podem obter. Isso é porque elas lutam por metas realistas e estão felizes com a sua sorte.
2 – Gostar do que faz: Pessoas felizes fazem o que gostam e gostam do que fazem – e não o fazem por dinheiro ou glória. Muitos esquecem que têm permissão para ser feliz no trabalho também. É comum passar os melhores anos da vida tentando ganhar dinheiro, sacrificando saúde e família no processo. Mais tarde, elas gastam o mesmo dinheiro que fizeram trabalhando para tentar recuperar sua saúde e família perdida.
3 – Viver para hoje: A dica é não se debruçar sobre o passado, sobre as coisas que foram feitas de errado. Da mesma forma, não é preciso sonhar com um futuro idealizado que não existe ou se preocupar com o que não aconteceu ainda. Para ser feliz deve-se viver para o agora. Se você não pode ser feliz hoje, o que faz você pensar que amanhã será diferente?
4 – Escolher a felicidade: Não tenha medo de voltar atrás e reavaliar seus objetivos. Imagine sua vida como uma história que pode ser revisada. Este tipo de abordagem flexível requer pensamento positivo e uma mente aberta. É preciso escolher ativamente para ser feliz.
5 – Relacionamentos: Normalmente os pensamentos sobre felicidade envolvem outras pessoas. Lembre-se de que, assim como outras pessoas podem nos fazer felizes, todos nós somos “outras pessoas” para alguém. Portanto, cultive os relacionamentos com os que lhe são importantes.
6 – Manter-se ocupado: Pessoas ativas, ocupadas e sociais são mais saudáveis e mais felizes. Se quer ser feliz, desenvolver uma personalidade sociável – aceite convites para sair, ir a reuniões, festas. A melhor maneira de saborear o prazer está na companhia de outros. Construir uma rica vida social, não como uma obrigação, mas porque é gratificante, significativa e divertida.
7 – Não comparar: Ambição é saudável e faz as pessoas se sentirem felizes, mas a inveja as torna infelizes. No entanto, as comparações com os outros pode estragar os benefícios de ambição e só são úteis se você aprender algo com elas. Foque em seus objetivos e sonhos para que você possa desfrutar da sua ambição e conquistas.
8 – Seja você mesmo: Assim como não se deve fazer comparações, é importante não se preocupar com o que os outros pensam – então você pode realmente ser você mesmo. Pessoas felizes são espontâneas, naturais e reais, pois eles dizem o que pensam e sentem, e não estão preocupadas com o que os outros pensam delas.
9 – Parar de se preocupar: Não se leve muito a sério. Pessoas felizes não se preocupam tanto. Elas reconhecem que nunca 90 por cento das preocupações são realidade.
10 – Ser organizado: Você pode invejar aqueles tipos descontraídos, boêmios que apenas fazem as coisas no calor do momento, mas não se deixe enganar. Pessoas felizes planejam e organizam, eles têm objetivos e um propósito. Você só pode obter o que deseja se sabe o que é que quer ou deseja, em primeiro lugar. Assim, enquanto os amigos cuca-fresca podem parecer felizes, eles estão na verdade, apenas à deriva.
11 – Pensar positivo: Engarrafar emoções e sentimentos ruins cria sofrimento psicológico e desconforto físico. Pessoas felizes extravasam o que sentem, seu lema é: se livrar deles, ou eles vão se livrar de você. Também é preciso ser otimista, pois pessoas felizes sempre olham o lado positivo das coisas. Otimismo é um mecanismo da mente, uma autodefesa natural contra a depressão.
12 – Dar valor à felicidade: A felicidade pode ser aprendida, mas o significado de encontrar um propósito na vida é o que leva a ela, não o contrário. As pessoas mais felizes apreciam e percebem que ser feliz acrescenta anos à vida, e vida aos seus anos.
Máyra Jordão David Silva é publicitária, professora universitária, empresária, dona de casa, mãe, esposa.... adora cinema, viagens e uma boa leitura.Adora estar em família.
Desenvolvido por Sakey Comunicação