Por Saia Vip.

Os antidepressivos funcionam de formas diferentes para cada um, efeitos colaterais e resultados únicos. Às vezes são muitas tentativas e erros até encontrar a melhor opção.

Em inúmeros casos, o início do tratamento é difícil, você está inserindo substâncias químicas no seu organismo que deverá se adaptar a elas. As emoções e sensações podem ficar confusas e demorar alguns dias para se equilibrarem.

Tomar antidepressivo é como ser medicado para qualquer outro tipo de doença, a depressão é uma doença que em muitos momentos necessita medicação, porém existem várias outras que necessitam deste tipo de substância. Precisamos esclarecer que antidepressivo não é remédio de “louco”, ou seja, servem para vários tipos de enfermidades.

Os antidepressivos não fazem milagres, ou seja, devem ser acompanhados de terapias e hábitos mais saudáveis para que seus resultados aconteçam.

O fato de tomar antidepressivos não significa que você será dependente deles  a vida toda. São medicamentos como qualquer outro que deverão ser administrados enquanto se fizerem necessários. Um bom acompanhamento será útil para saber quando parar de forma gradativa e responsável.

Antidepressivos não robotizam ninguém e muito menos retiram a criatividade e as emoções, simplesmente auxiliam a você ser a melhor versão de si mesmo e buscar a felicidade.

O importante é saber pedir e aceitar ajuda pra buscar ser mais feliz.