Por Vanessa Geraldeli.
Ontem conheci uma linda Igreja em Paris e fiquei encantada! Trata-se da Église Saint Julien le Pauvre, ou Igreja de São Julião, o pobre!
A informação mais antiga é a que a atual igreja ocupa o lugar de um antigo oratório do século VI, construído na rota da peregrinação de Santiago de Compostela e dedicada a acolher os peregrinos, estrangeiros e viajantes pobres. Em 886, com a invasão dos normandos (vickings), a igreja foi destruída, uma capela foi provisoriamente construída no lugar e em 1030, o rei Henrique I fez a doação das ruínas ao bispo de Paris. No começo do século XII os religiosos decidem construir um convento e uma igreja, da parte que era o convento. Hoje subsistem caves, que fazem parte das casas vizinhas, já a igreja é a mesma que vemos hoje.
Localizada no meu bairro preferido de Paris, Saint Germain des Prés, é uma Igreja Medieval Católica Melquita, ou seja, esta Igreja utiliza o rito litúrgico bizantino e utiliza o grego e o árabe como línguas litúrgicas.
Sua construção começou em 1165 e terminou em 1220, a construção da Notre-Dame começou antes, mas terminou apenas 110 anos depois, portanto, Saint-Julien-Le Pauvre é, junto com Saint-Germain-des-Prés, uma das duas igrejas mais antigas de Paris.
Em 1660 ela se tornou a capela do Hôtel-Dieu, o mais antigo hospital de Paris. Seu estado de degradação era tanto, que algumas partes foram demolidas e modificadas, mas sem alterar o conjunto, é desta época que data a fachada da igreja. Com a transferência do Hôtel-Dieu para a Île de la Cité, a Saint-Julien foi fechada, durante a Revolução, a igreja, em um estado lamentável, se tornou um depósito de sal. Somente em 1826 a construção é reaberta ao culto católico e restaurada alguns anos depois, até que em 1889 ela é cedida à Igreja Greco-Católica Melquita, de rito bizantino.
É uma igreja modesta, porém linda e cheia de encantos, um deles é que lá acontece regularmente concertos, apresentações de corais e apresentações musicais em geral.
Esta é mais uma super dica para quando virem a Paris, conhecer essa pequena Igreja, mas cheia de encantos e história! Igreja Saint-Julien-Le-Pauvre 1 rue St-Julien-le-Pauvre ou 79, rue Galande 75005 – Paris Metrôs: Saint-Michel-Notre-Dame, linha 4 Cluny-La Sourbonne, linha 10 Maubert-Mutualité, linha 10
Espero que tenham gostado e até o próximo passeio!
Vanessa Geraldeli é formada em Direito pela PUC/ MG, mas abandonou o Direito para dedicar-se a outra paixão, a fotografia. Desde 2010 faz vários cursos de fotografia e em 2015, mudou-se para Paris, aonde exerce a profissão.
Desenvolvido por Sakey Comunicação