Por: Crislaine Pereira.
Como é a relação das pessoas que você conhece com o cabelo branco? Minha mãe, por exemplo, com 62 anos, pinta o cabelo desde os 35. Todo mês ela vai ao salão, mas com a pandemia, me transformei na cabeleireira exclusiva dela. Algumas manchas na orelha e na testa demoram mais tempo pra sair, porém o resultado fica muito bom. Minha mãe ainda não se sente confortável com os fios brancos e não a julgo. Se ela quiser pintar o cabelo até 105 anos, tudo bem. Se no mês que vem ela quiser iniciar o processo de descoloração, prometo também exaltar sua beleza.
É importante salientar que o uso do cabelo branco não torna uma pessoa desleixada ou descuidada com sua aparência. Assumir os fios não é um processo difícil, mas exige autoaceitação. Recentemente houve uma polêmica muito grande na internet quando a Suzana Alves, que ficou famosa por sua personagem Tiazinha, postou uma foto com os cabelos brancos. Ela resolveu assumir e disse que sentiu coragem e liberdade. Mas é claro que choveram comentários maldoso e o que percebemos é que a sociedade não deixa as mulheres envelhecerem em paz. Um homem de cabelos grisalhos é considerado charmoso, enquanto a mulher, descuidada. Temos muito ainda o que aprender e desmistificar.
Mas pra quem já assumiu ou quer assumir as madeixas, vão aí algumas informações e dicas que separamos pra você:
Por que os cabelos ficam brancos? Eles surgem quando o organismo não produz melanina suficiente para a fibra capilar. Como o processo é gradual, primeiramente os fios ficam grisalhos e depois brancos por completo. Os fatores estão relacionados ao envelhecimento, questões genéticas ou momentos de muita tensão e estresse.
E como cuidar dos fios brancos? Com a perda da melanina, os cabelos ficam mais ressecados e quebradiços. Então é preciso fortalecê-los para que fiquem mais saudáveis e brilhosos. Para isso, shampoo roxo, hidratação com mais frequência e corte em dia.
Foto: @suzanaalvesoficia
Desenvolvido por Sakey Comunicação