Entrevista executada por Dra. Camila Peloso Ferreira.
Convidamos para um bate papo a querida Dra Laura Lúcia, médica ginecologista e obstetra. Ela é criadora da “Campanha Saia com Saia” que busca promover a saúde íntima feminina, autoaceitação e quebra de tabus.
Dra Laura: A “Campanha Saia com Saia” é a primeira campanha de saúde íntima do Brasil. Surgiu, quando percebi, em 23 anos de atendimento clínico às mulheres, que independentemente de classes sociais, as mulheres pouco ou nada sabem sobre a região íntima. Criei esta campanha para ensiná-las sobre os cuidados adequados que devemos ter para prevenir problemas ginecológicos comuns. A maior bandeira da Campanha é a prevenção à saúde ginecológica íntima, além de feminilidade, autocuidado, autoconhecimento e empoderamento feminino.
Dra Laura: São quatro atitudes bem simples sobre os cuidados com os genitais para prevenir oito problemas ginecológicos que interferem na qualidade de vida das mulheres: corrimento vaginal, maus odores, ardência, infecções na vulva e no períneo, coceiras, cistites, dores nas relações sexuais e lesões na virilha.
Dra Laura: A orientação é que quando estamos em casa podemos usar a camisola ou o pijama sem calcinha, para que a vulva e a vagina possam respirar. Isso faz toda a diferença na saúde íntima… “Abafou de dia, ventila de noite”. Entretanto, a calcinha tem sua função de proteger nossa região íntima dos lugares onde sentamos (ônibus, banco, carro). Imagine uma calça jeans sem calcinha? Esse atrito faz mal para a vulva. Além da proteção física, ela absorve a umidade natural que passa da vulva para a calcinha! Ficar sem essa peça íntima sempre, podem trazer prejuízo! O ideal é ficar sem ela mais em casa.
Dra Laura: Ela deve ser feita um tecido que promove melhor ventilação e absorção da umidade natural da região e o melhor exemplo é o algodão. Ou também de tecidos que tenham propriedades parecidas com o algodão, como viscose, entre outros.
Dra Laura: Já passou da hora de nós, mulheres, largarmos de bobeira e nos amarmos por inteiro. A região íntima da mulher está anatomicamente longe de nós mesmas, pois não conseguimos vê-la sem um espelhinho! E por medo, tabus, vergonha e nojo, a relação da mulher com sua própria genitália é muito difícil. Qual o melhor caminho para nos amarmos? Conhecer nosso corpo! E esse é um dos objetivos da “Campanha Saia com Saia”: mostrar os cuidados necessários para que isso não atrapalhe nossa saúde! Quando nos cuidamos mais, nos empoderamos! Não é justo que a praticidade de uma peça de roupa, como a calça jeans apertada, traga tantas consequências para as mulheres, principalmente a longo prazo. Queremos ensinar mães de crianças e adolescentes, para não as estimularem ao hábito de usar calças apertadas! Saber equilibrar o quanto abafa e o quanto ventila é o ideal à saúde íntima das mulheres de todas as idades.
Conheça mais sobre a Campanha Saia com Saia:
https://www.instagram.com/saiacomsaia/?hl=pt-br
https://www.facebook.com/saiacomsaia/
https://www.youtube.com/channel/UC2bXaq5nilj0GIQlHSrGwjg
Desenvolvido por Sakey Comunicação