Por Paulo Nobuo.

A dica para deixar o pão branco menos calórico não está em diferentes opções de acompanhamentos, mas sim no processo de congelar o alimento e esquentar no forno ou na frigideira na hora do consumo.

Os alimentos ricos em carboidratos, como o pão branco, arroz, batatas e massas, quando ingeridos, são absorvidos rapidamente pelo organismo, fazendo com que a insulina seja rapidamente liberada para nivelar a glicose no sangue. Esse pico pode fazer com que você sinta fome mesmo após comer uma grande porção de macarrão ou um sanduíche.

Quando você congela o pão, por exemplo, consegue alterar a estrutura dos carboidratos em amido resistente, que tem digestão mais prolongada, garante saciedade, e capacidade de “arrastar” com ele moléculas de glicose e gordura que serão absorvidas mais lentamente, contribuindo assim para a dieta e para o controle da glicemia e do colesterol.

Estudos indicam que o pão branco congelado e requentado para o consumo para ter seu índice glicêmico reduzido em até 39%, sem  perder suas propriedades, e agir no organismo de forma semelhante ao das fibras.