Por Saia Vip.

O Bullying é um dos fatores que podem causar resultados traumáticos e negativos para o resto da vida de um ser humano. A criança no seu primeiro contato social com o mundo através da escola muitas vezes se vê muito vulnerável, distante da proteção dos pais e convivendo com muitos “estranhos” o que vem acompanhado de medo e insegurança. Porém, é importante se atentar que esse ser está em formação da sua personalidade e que tudo o que acontece durante esse período impacta e influencia a qualidade de vida posterior, seja na adolescência ou até na vida adulta. Ser humilhado, ter a imagem denegrida, ser desrespeitado, ser subjugado e diminuído não pode ser curado rapidamente.

Todas as expectativas criadas para uma criança, pelos pais, familiares, amigos de que será muito bom ir pra escola, fazer amigos, sociabilizar, muitas vezes é frustrada logo nos primeiros dias. O choro inicial é quase impossível de evitar e o comportamento posterior é sempre difícil de compreender. A criança que sofre bullying dificilmente expõe o problema no momento em que ele de fato está acontecendo, por medo, vergonha, por se sentir culpada.   “Por que me maltratam? Por que não gostam de mim? Por que me desprezam? Por que não consigo fazer amigos? A Criança começa a acreditar que o problema é ela e começa um processo ainda pior de autodepreciação, de não merecimento, de autopunição.  
O Bullying é a forma que pessoas fracas encontram para tentar aumentar sua autoconfiança e autoestima, machucando e diminuindo os outros.

É preciso estar atento aos processos que acontecem ao nosso lado, pois é necessário dar suporte e oferecer ajuda tanto para quem sofre quanto para quem faz o bullying. Fique sempre atento às crianças e adolescentes da sua família e a qualquer sinal de bullying tome as devidas consequências.

.