Por Vanessa Geraldeli.
“Bonjour, como vão vocês? Enquanto o Brasil está curtindo um friozinho, aqui em Paris estamos vivenciando o tão esperado verão!”
E para comemorar essa época tão deliciosa, a Prefeitura nos presenteia com o evento denominado “Paris Plage”, ou seja, Paris Praia! Todo ano a Prefeitura de Paris faz uma praia artificial para a população divertir e aproveitar o tão esperado calor do sol, que tanto nos faz falta durante um bom tempo. Aqui o verão é esperado e festejado, as crianças entram de férias e a maioria das pessoas vai viajar, a cidade até esvazia em comparação ao restante do ano. E para quem fica, essa praia é uma ótima alternativa! Apesar de ser um evento delicioso, alguns ainda criticam e até ridicularizam por não ser realmente uma praia ou por ser um evento popular. Todavia eu adorei, achei uma ótima opção de divertimento e, sobretudo, demonstra uma preocupação com o bem estar da população por parte da administração pública, que faz um alto investimento para esse evento!
A via Georges Pompidou, que corre ao longo da margem direita do Sena, no nível do rio, é fechada para a circulação dos carros entre a Pont des Arts e a Pont Sully e ainda é totalmente transformada em um espaço de diversão e relaxamento. Uma série de animações, cursos e brincadeiras são propostas gratuitamente em toda a extensão da Paris Plage.
São 5.000 toneladas de areia super limpa, infraestrutura de primeira, com cadeiras espreguiçadeiras e guarda-sóis gratuitos e ao nosso dispor. Ao lado, um bebedouro com água geladinha, em alguns lugares tem duchas, e existe também o “Jardim de Bruma”, uma série de “duchinhas” que liberam uma neblina de água refrescante, que as crianças amam!
Acredito que diante da fase tumultuada que a França vive, a principal preocupação no momento é com a segurança. Portanto não pouparam economias nesse aspecto, e durante o tempo que estive lá pude observar a forte presença de policiais, seja caminhando entre nós, pedalando ou navegando pelo rio Sena em seus barcos ou botes. Eles estão em todos os lugares e isso me acalma, me proporciona muita segurança.
Paris pretende sediar a olimpíada em 2024 e o principal argumento para sua candidatura é fazer das águas do Rio Sena um lugar perfeito e tranquilo para o nado, não duvido nada que esse desejo se realize antes de 2024 e um dia poderemos nadar no rio durante o evento Paris Plage.
Paris encanta e surpreende sempre, apesar de termos que conviver com o medo do terrorismo, ainda assim essa cidade é encantadora e acolhedora, podem vir passear em Paris, pois definitivamente Paris é uma festa!
Em certo momento a Prefeita Anne Hidalgo passou, como faz todo ano no primeiro dia do evento, foi observando e perguntado se estávamos gostando, se nos sentíamos seguras ali, tranquilas e se indicaríamos o passeio. Ela foi muito gentil e atenciosa. Fiquei admirada, por causa desse pequeno bate papo com a Prefeita Anne, minha amiga Ana Claudia Scoralick e Eu demos entrevistas para vários canais e aparecemos em jornais de vários países, como podem ver nas seguintes fotos divulgadas na imprensa.
Vanessa Geraldeli é formada em Direito pela PUC/ MG, mas abandonou o Direito para dedicar-se a outra paixão, a fotografia. Desde 2010 faz vários cursos de fotografia e em 2015, mudou-se para Paris, aonde exerce a profissão. É correspondente Saia Vip em Paris.
Desenvolvido por Sakey Comunicação