Mayra2-1024x925

Por Máyra Jordão David.

Você que é adepta ou está começando a se acostumar com as ações de consumo consciente pode criar espaços na Internet ou mesmo utilizar os vários sites de venda e troca que já existem.

Porém, como neste caso muitas vezes não conhecemos os parceiros que podem, inclusive estar em outras localidades, é preciso tomar alguns cuidados. Os negócios colaborativos devem construir relações saudáveis e ecologicamente corretas, nunca um problema, um prejuízo ou desconforto pra ninguém.

Se você vai comprar ou trocar alguma coisa em um site pela primeira vez, tome alguns cuidados:

  • Tem que existir confiança. Quando o item tem um defeito ou desgaste pelo uso, em geral o vendedor deve avisar e postar uma foto para que quem está interessa na compra visualize o problema; Quem não respeita essa regra, perde a credibilidade e deve ficar fora de futuras negociações.
  • Se a compra ou troca for feita através de um site, a localização do post é primordial. Às vezes uma boa solução é fotografá-lo e anotar o nome e o contato de quem está vendendo.
  • O ideal é que os interessados de ambas as partes entrem em contato de forma rápida, temos que pensar que se trata de itens únicos e se demorarmos podemos ficar sem. As formas de entrega e pagamento às vezes já estão definidas no site, outras vezes devem ser combinadas entre as partes.
  • A segurança no momento da entrega não pode ser negligenciada, nunca faça negociações e se encontre com pessoas que você não conheça em locais que não sejam públicos e movimentados;
  • Os produtos na maioria das vezes são únicos, então, não dá pra ficar enrolando. Ou você quer ou não.

Se você nunca participou de alguma negociação de consumo consciente, experimente!

Se você já é uma “das nossas”, parabéns, o planeta agradece!

Máyra Jordão David Silva é publicitária, professora universitária, empresária, dona de casa, mãe, esposa.... adora cinema, viagens, um bom bate papo com as amigas e uma boa leitura.