Saúde bucal e as manchas nos dentes. Entrevista com a dentista Adriana Rodrigues da Silva

Mayra Jordão 0 Comentários 10 de novembro de 2016

Por Camila Peloso Ferreira.

Adriana Rodrigues da Silva se formou em Odontologia pela Universidade Metropolitana de Santos em 1989 e é especializada em Endodontia desde 1994.

 14825753_1324630994237129_585381417_n

SV: Mancha no dente pode ser sinal de doença?

Dra. Adriana: Existem muitos fatores que podem contribuir para o aparecimento de manchas nos dentes. A nicotina do cigarro, higiene bucal inadequada, traumas no dente, alimentação (café e chá) e desgaste pela idade podem levar ao surgimento de manchas. Assim como excesso de flúor e uso de antibióticos na infância também podem causar manchas nos dentes. O importante é buscar o diagnóstico da causa e buscar o tratamento adequado. Vale lembrar que a boca pode dar outros sinais! Rachaduras no canto da boca podem indicar falta de vitaminas do grupo B.

SV: Quais as consequências da falta de vitamina C para a saúde bucal?

Dra. Adriana: A falta de vitamina C pode resultar em descoloração e sangramentos gengivais e, por prejudicar o sistema de defesa do nosso corpo, predispõe a infecções na boca. A falta severa de vitamina C pode causar uma doença chamada de escorbuto e que leva a sangramento fácil, irritação e inchaço gengival, dentes enfraquecidos e susceptíveis a quedas e cicatrização lenta.

Camila Peloso Ferreira tem 22 anos. Cursa o 4º ano da Faculdade de 
Medicina da Universidade Metropolitana de Santos.  Adora música e seu 
hobbie favorito é dançar. Ama viajar.

0 comentários

Deixe um comentário