Por Margarida Hallacoc
Se você vai preparar uma ceia de natal, precisa observar alguns cuidados para tudo ser somente alegria mesmo.
A primeira providência é saber para quantas pessoas será a ceia que você preparará. Sempre aparece mais um, mas surpresas demais complicam as coisas. Com esta informação, vá às compras e calcule consumos por pessoa, para não faltar, nem sobrar demais.
Se informe sobre os locais onde encontrará o que precisa, pesquise preços, horário de atendimento, se há estacionamento. Se a meta for economizar, escolha marcas nacionais de bebidas e outros ingredientes, sem prejuízo do sabor.
Para legumes, frutas e verduras, dê preferência aos mercadinhos, onde estes produtos são mais fresquinhos e sempre com bons preços.
Quando for às compras deixe por últimos alimentos como carnes que precisam ir logo para a geladeira.
Procure saber se existem convidados veganos ou vegetarianos
Natal não é para todos?
Então, sem discursos que defendam só o seu olhar sobre as coisas, sobre as receitas, o paladar e as escolhas gastronômicas de cada um.
Se a casa da ceia não for democrática, não serve para o natal. Todos são bem-vindos e os vegetarianos e veganos, também. Na verdade, eles não costumam complicar em nada a vida de ninguém. Estão acostumados a comer “o que sobra” dos pratos sem carnes, em toda reunião de família. Alguns levam “marmitinhas”, mas não é por frescura. É para não dar trabalho mesmo. Mas um agrado não custa nada não custa nada, não é mesmo? Surpreenda os convidados veganos ou vegetarianos com uma pratada de carinho e a certeza de que, sim, pensou neles! Que tal um cuscuz paulista, com abobrinha, cenoura, cebola? Uma sala de legumes grelhados, com um molhinho caprichado de alcaparras, com azeite e caldo de limão? E aquela belíssima flor de cebola? Uma farofinha com Castanhas do Pará, também cai muito bem. Vegetarianos também comem um arroz feito com cubinhos de queijo coalho que além de sabor, vem com proteínas.
E feliz natal para todos!
Desenvolvido por Sakey Comunicação