Por Saia Vip.

Uma menina que se achava feia, que tinha dificuldades para aprender e permaneceu apenas 3 anos na escola. Chamada de doida pela família por ter pensamentos além do seu tempo. Uma mulher que sofreu muitos preconceitos por se apaixonar por um homem casado, que esperou até ele ficar viúvo para conseguir viver o seu amor. Começou a escrever com 14 anos, mas o ciúme do marido nunca permitiu que ela vislumbrasse o universo fora das paredes do lar.

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora Coralina, nasceu em Goiás em 1889 e faleceu em 1985. Ela é sem a menor sombra de dúvida uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira. Contista e também reconhecida por sua poesia sensível, doce e profunda que retrata as emoções humanas e a vida simples e rotineira.

Cora Coralina só publicou seu primeiro livro aos 75 anos, em 1965, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”. Após esse primeiro desafio, essa estreia tardia, publicou vários outros que consolidaram sua reputação como uma das vozes femininas mais autênticas e singulares da nossa literatura.

Uma obra de linguagem simples e direta, que revela uma profunda conexão com a natureza, com a vida e com as pessoas. Cora Coralina é conhecida por sua capacidade de transformar experiências simples e corriqueiras em poesia, utilizando de sabedoria e sensibilidade.