Não diferente de grandes corporações, gerir pequenas instituições é um grande desafio para a administração do século XXI, em que a informalidade nas relações toma conta dos ambientes empresariais. Apoiado na Teoria das Relações Humanas, em que a interação social é colocada como expoente; a gestão atual não foca somente em solucionar grandes questões, mas também aquelas que formulam os detalhes do cotidiano.
A organização familiar é um nítido exemplo em que uma gestão profissional pode romper com muitas barreiras paradigmáticas, no que diz respeito à maneira de conduzir aqueles que ali circulam – geralmente pais e filhos. Reconhecer o papel, que cada integrante possui dentro de um lar, traz de forma antagônica a questão: “Quem manda no pedaço?”.
Na verdade, saber quem delega ou é delegado, não é a grande preocupação da gestão moderna, mas sim a importância que cada integrante possui ao desempenhar suas funções, para o desenrolar dos objetivos. Para isso, ferramentas da Administração são bem vistas nesta gestão familiar: Controle financeiro – o orçamento da família deve estar condizente com que os líderes recebem mensalmente; Organização dos Recursos Humanos – a gestão por competência é essencial, ou seja, alocar os membros da família em relação às tarefas, conforme suas habilidades; assim executá-las não será visto como martírio.
Por fim, vale a pena ressaltar que o desempenho da mulher: mãe de família – dona de casa – esposa – renomada profissional, dentre outras tarefas, a coloca em posição de líder de família; em que o modelo tradicional de chefia é deslocado para uma gestão participativa, liderança afetiva que se coloca em funcionamento para alcançar os resultados deste tipo de organização (lar): o bem estar de todos.
Mestrando em Ciências da Linguagem; especialista em Gestão Estratégica doCapital Humano, e Pedagogia Organizacional e Educação Corporativa; Graduado em Processos Gerenciais e Gestão Empresarial, Formado como gerente de vendas e Professor em diversas áreas dos conhecimentos humanísticos.Palestrante Educacional e Organizacional e Consultor Organizacional.
Desenvolvido por Sakey Comunicação