Por Saia Vip.

Os termos idadismo ou etarismo (o mais comum) são utilizados para descrever a mesma forma de discriminação ou preconceito relacionado a idade, principalmente direcionado a pessoas mais velhas. Como todo preconceito envolve atitudes discriminatórias, estereótipos negativos, tratamento injusto e desigual.

A discriminação e o preconceito abarcam a vida do sujeito de todas as formas, em todos os âmbitos, em questões profissionais e pessoais afetando a visão de si e a autoconfiança, limitando oportunidades e impossibilitando a realização de seus propósitos de vida.

Esse é mais um problema que devemos enfrentar de frente, combatendo a ignorância. É preciso conscientização, educação e promoção de mudanças.

A promoção da diversidade etária é uma boa maneira de lidar com o preconceito, incentivando o respeito e o diálogo intergeracional, revendo estereótipos.

Para combater o etarismo é necessário um esforço coletivo e contínuo da sociedade, incentivando ambientes mais inclusivos e respeitosos para todas as idades.