Dezembro Laranja: Atenção para o Câncer de Pele!

Mayra Jordão 0 Comentários 18 de dezembro de 2015

FotoPor Camila Peloso.

O câncer de pele representa o câncer mais comum no mundo todo. E com o verão chegando, o objetivo da denominação de “Dezembro Laranja” não poderia ser outro: a prevenção do câncer de pele.  Ele é causado, principalmente, pela exposição excessiva e sem proteção ao sol. Além disso, exposição à radiação, bronzeamento artificial e feridas crônicas podem predispor ao seu surgimento.

O carcinoma basocelular é o mais prevalente e apresenta baixa letalidade e altas taxas de cura em caso de detecção precoce. Ele costuma aparecer em regiões com maior exposição ao sol (couro cabeludo, face, ombros, pescoço, etc).  Há também o carcinoma espinocelular que é mais presente na população masculina.

O tipo mais agressivo é o melanoma, com alto índice de mortalidade e maior risco de metástase (quando o tumor vai para outras áreas do corpo). Pessoas com pele clara têm mais chance de desenvolvê-lo, mas raramente, negros podem apresentar a doença.

Como suspeitar da lesão?

Suspeite de feridas na pele que descamam ou não cicatrizam e também das que sangram com facilidade. No caso do melanoma, atente para manchas em tons mais enegrecidos e que, com o tempo, sofrem alterações de cor ou tamanho e sangramento fácil. Lembrando que apenas um especialista pode fazer o diagnóstico correto!

Como se prevenir?

 Proteja-se da exposição solar excessiva: use chapéus, prefira barracas de algodão (formam uma barreira protetora contra os raios UV) às de nylon na praia, evite se expor ao sol no período de 10 às 16h e jamais se esqueça do Filtro Solar (mesmo em dias nublados e com chuva, hein).

 Prefira um protetor solar com proteção contra raios UVA e UVB com um fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. E procure um dermatologista para saber qual é o mais indicado para você.

Camila Peloso Ferreira tem 21 anos. Cursa o 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos.  Adora música e seu hobbie favorito é dançar. Ama viajar.

0 comentários

Deixe um comentário